PROTETOR SOLAR – Como escolher e aplicar o seu FILTRO SOLAR

A maior parte das pessoas pensam que o protetor solar para o rosto ou para o corpo é algo que se deve usar apenas quando se vai para a praia, contudo, não podiam estar mais enganadas. A grande maioria dos especialistas, ou talvez todos os especialistas, afirmam que o protetor solar é uma das partes mais importantes da sua rotina diária de cuidados com a pele.

No inverno o sol pode ser mais fraco e agredir menos a pele, no entanto, não deixa de causar danos e problemas á sua pele. Mesmo com o tempo nublado e frio você deve usar sempre o filtro solar. A grande maioria das pessoas ignora o uso de protetor solar para o rosto no Inverno porque não sente o sol a queimar a sua pele como no Verão, mas os raios ultravioleta (radiação UVA), são iguais o ano todo, e estes não são bloqueados pelas nuvens nem pelos vidros das janelas do seu carro ou escritório. Tenha sempre em mente que o uso de protetor solar facial é essencial para manter a sua pele jovem e livre de doenças. A causa número 1 do desenvolvimento prematuro de rugas e envelhecimento de pele está associada aos danos causados pelos raios solares.

Como escolher o protetor solar

O 1º passo para escolher o melhor protetor solar para si é procurar um protetor que bloqueia os raios UVA e UVB. Ou seja, quanto melhor for o filtro solar, maior a sua capacidade de o proteger contra as queimaduras solares, câncer de pele e envelhecimento da pele.

O protetor solar deve conter pelo menos um Fator de Proteção Solar 15 (FPS 15-). Pode conferir nas embalagens o FPS de cada protetor solar. Peles mais claras requerem um fator de proteção solar mais elevado, enquanto as peles morenas requerem FPS menores, porém sempre acima de 15. No Verão, como a exposição aos raios UVA e UVB são maiores, o FPS do seu protetor também deve ser maior.

Verifique se o filtro solar é indicado para o seu tipo de pele e adequado para a atividade que você vai fazer. Se você vai nadar ou fazer exercício físico, é melhor comprar um protetor solar à prova de água ou suor.

Como aplicar o protetor solar

Como é natural, as pessoas necessitam de se expor ao sol no seu dia-a-dia para se deslocarem de um lado para o outro ou até para saborear um belo dia de praia. No entanto, é importante que você considere evitar o sol nas horas em que este está mais forte, e usar roupas que protejam a maior área possível da sua pele. Se você tem que se expor ao sol então é importante saber como aplicar o filtro solar:

1 >Tenha em atenção o tempo

A sua pele não absorve de imediato o protetor solar, aplique-o 20 a 30 minutos antes de se expor aos raios solares para que este possa proteger eficazmente a sua pele.

2 > Aplique o produto

Certifique-se que os ingredientes do protetor solar são bem misturados, agite bem o frasco antes de extrair o produto. Em seguida, coloque aproximadamente duas colheres de sopa do protetor em sua mão (se for usar em todo o corpo) ou uma colher de chá (se for usar só no rosto, mãos e pescoço). Esfregue o protetor solar em todas as áreas do corpo que podem ser expostas ao sol.

3 > Reaplique quando for necessário

Depois de ter estado exposto ao sol entre 2 a 3 horas ou menos se você foi nadar, suou, ou esfregou uma toalha, reaplique o filtro solar por todas as áreas que vão ser expostas ao sol novamente.