Como cuidar da Pele – Os 4 cuidados essenciais

Para saber como cuidar da pele de forma eficaz, é importante saber primeiro que os cuidados com a pele dependem muito do tipo de pele que cada um tem. No entanto, sem entrar em recomendações específicas baseadas no seu tipo de pele, existem cuidados com a pele que você pode e deve considerar independentemente da pele que tem, isto é, um conjunto de atividades comuns a todos os tipos de pele.

Estes são os 4 cuidados fundamentais que você deve seguir para saber como cuidar da pele correctamente:

> Limpar a pele

> Hidratar a pele

> Esfoliar a pele

> Proteger a pele

A maior parte destes passos devem ser seguidos numa rotina diária. Fazer esta rotina duas vezes por dia é o ideal para a maioria das pessoas. A maior parte dos especialistas aconselham a limpar e hidratar a pele uma vez de manhã ao acordar e outra antes de deitar para remover a maquiagem e as impurezas acumuladas durante o dia.

Se você tem pele seca ou sensível, você pode se dar melhor a fazer limpeza apenas uma vez por dia e hidratar duas vezes ou mais por dia para manter a sua pele fresca. Lembre-se que o excesso de lavagem pode secar ainda mais a sua pele, por isso lavar uma vez é o ideal se tem pele seca ou sensível.

Há especialistas que consideram que a esfoliação deve fazer parte dessa rotina diária. No entanto, esfoliação diária pode fazer com que a pele fique irritada. Na minha opinião fazer esfoliação uma ou duas vezes por semana é o suficiente.

Como cuidar da pele tendo em conta as diferentes fases da vida

A nossa pele está constantemente passando por mudanças, e assim, em diferentes fases da nossa vida, temos que saber adaptar os cuidados com a pele de acordo com as suas necessidades. É importante ter em mente que o seu tipo de pele muda nas diferentes estações do ano, com a sua dieta e idade. Em geral, a pele tende a ser mais oleosa no verão e seca no inverno. Já a menopausa geralmente torna a pele seca e pode mudar a pele oleosa para normal.

É importante que você conheça a sua pele antes de começar uma rotina de cuidados com a pele. É também muito importante ajustar e saber adaptar a sua rotina á medida que a sua pele altera quer com a idade, dieta ou estação do ano. Para concluir, se você quer realmente saber como cuidar da pele lembre-se sempre que os cuidados básicos com a pele devem-se ajustar de acordo com seu tipo de pele. Esteja atento para essas alterações na sua pele.